13 de abr. de 2007

Anvisa vai restringir propaganda de cerveja A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve aprovar em breve um novo conjunto de restrições à propaganda de bebidas alcoólicas. A legislação atual, que vigora desde 1996, impõe limitações aos anúncios de bebidas com teor de álcool superior a 13 graus, que podem ser veiculados entre 21h e 6h. As novas medidas serão válidas para todos os produtos com teor superior a 0.5 grau, o que inclui o mercado de cervejas e coolers. A veiculação em TV e rádio será permitida apenas entre 20h e 8h, e na mídia impressa e Internet os anúncios deverão vir acompanhados por frases de advertência que substituirão o atual "Beba com moderação". Os 13 alertas elaborados pelo Ministério da Saúde pretendem associar o consumo de álcool a acidentes de trânsito, má-formação de bebês, violência e abuso sexual. Ao contrário do que é praticado nas embalagens de cigarro, os avisos não aparecerão nos rótulos de bebida.O presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, declarou nesta quarta-feira (11) ao jornal Folha de S. Paulo que a votação ocorrerá nas próximas semanas. A proposta será analisada pela diretoria da Anvisa, mas Raposo garante que já há consenso em relação à aprovação. Caso isso realmente ocorra, a indústria cervejeira, as agências de propaganda e os meios de comunicação terão 180 dias para se adaptar às novas regras. No entanto, o Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja já anunciou que recorrerá na Justiça contra a regulamentação. Em 2006, o mercado faturou cerca de R$ 22 bilhões e investiu R$ 704 milhões em publicidade.
Fonte: http://www.adnews.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Sou editora do Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br), um jornal colaborativo na internet que propõe debates sobre assuntos da atualidade, e essa semana um dos temas é "Propaganda de cerveja deve ter limites?", referente a resolução da Anvisa para restringir a propaganda de cerveja.
Encontrei no seu blog um post sobre o assunto (http://rizomanet.blogspot.com/2007/04/anvisa-vai-restringir-propaganda-de.html), e gostaria de convidá-lo a escrever um artigo sobre este tema.

Qualquer dúvida, por favor entre em contato.

Grata
Gabriela Nardy gabriela@jornaldedebates.com.br
Editora - Jornal de Debates