28 de dez. de 2017

Tam tam tam... tam tam tam... tam tam tam...
- Já acordei. Disse em quanto esbofeteava o despertador no chão.
– Sete horas. Vou chegar atrasado de novo. E logo hoje!
Ha duas semanas que dormia no sofá por que a cama parecia solitária demais. Ligou o rádio para diminuir o silêncio da sua casa, deixou a máquina de café esquentando e vestiu seu melhor terno. Foi chamado pela diretoria regional para um a reunião essa manhã.
Seus pensamentos vagavam em suas próprias suposições sobre o assunto da reunião.
No rádio uma melodia nostálgica e interrompida pelo locutor:
- E essa foi uma das canções que embalaram os anos 60. Você está escutando KY 107,6. A sua rádio cult. Lembrando aos ouvintes que vamos dentro de instantes realizar mais um sorteio de nossa edição mensal do concurso Viaje Na Nossa Viajem. Esse mês o felizardo ira concorrer a uma passagem ao deserto de Kyzyl Kum.
Terminou de se vestir e tomou seu cafe da manhã, olhou pela janela. O dia estava bonito e o céu claro e limpo era reconfortante. Já fazia uma semana que não parava de chover e o inverno ficava cada vez mais frio.
- Aaaahh... - bocejou - parece que finalmente parou de chover, já não aguentava mais ter que trabalhar com chuva. - disse e ao terminar ouviu a campainha do telefone.
- Alô? - disse ao atender o telefone.
- Alô você! Parabéns meu amigo, você é o grande felizardo! Qual o seu nome?
- Quem é?
- O desculpe, aqui é Fernando Almeida do programa Os Sessenta é Que Eram Legais, da radio KY 107,6. Você foi sorteado para participar da promoção Viaje Na Nossa Viajem e se responder a nossa pergunta chave ganhará uma viajem! São sete noites com tudo pago no grande deserto de areias vermelhas entre o Usbequistão e Cazaquistão. E ai, o que me diz?
- Não obrigado, tenha um bom dia.
- Calma, calma. Você ainda nem ouviu a pergunta. Estamos ao vivo. Com quem eu falo mesmo?
- Kevin.
- Ok! Senhor Kevin. Está preparado para a pergunta?
- Não quero ouvi-la, obrigado.
- Que isso? Vamos lá, não é difícil... Vou dizer hein?
- Tudo bem.
- A Torre Eiffel tem 300 metros de altura, é feita de aço e pesa 8.000.000 kg. Você quer fazer um modelo dessa torre com o mesmo material e pesando apenas 1 kg. Qual será a altura de seu modelo?
- 1,5 metros.
- O que? Oi, já respondeu? Como assim, eu nem falei para contarmos o tempo. Tem certeza da resposta?
- É trivial, 1,5 metros, fácil demais.
- Bom, você que sabe. Vamos conferir... E a resposta está correta!!! Parabéns Senhor Kevin, você acaba de ganhar uma passagem para o Kyzyl Kum!
- Eu disse que não quer....
- Agora é só esperar que entraremos em contato. A produção se encarregará do resto. Aí, que coisa boa. Mas um grande e contente ganhador do sorteio Viaje Na Nossa Viajem! E agora para todos relaxarem Beattles, Black Bird! - interrompeu Fernando.
Kevin desligou o telefone e a musica ressoava como pano de fundo.
- Ai cacete. Depois me preocupo com isso.
Saiu de casa correndo e entrou no carro, torcendo para não perder muito tempo no engarrafamento e achar uma vaga para estacionar.
Chegou quinze minutos atrasados, a reunião já havia começado. Em uma grande sala oval, mobiliada com moveis de mogno e tapetes pretos que davam a impressão de um velório e não uma empresa.
Em volta da mesa seis pessoas com suas pastas, papeis e apresentações em power point declamavam sobre a nova fusão da empresa, corte de gasto e remanejamento de pessoal. Todo tipo de informação desnecessária, pois quem está no topo e que manda.
Então o diretor de recursos humanos começou a falar, com um certo cuidado e logo veio a bomba :
- Como assim férias ?
- Kevin, você não tira férias a 10 anos. Esse é um momento muito importante para nossa corporação. Precisamos estar todos descansados. E seu cargo não vai existir mais. Você ganhara uma transferência no fim do ano. Mais precisamos de tempo.
Com o término da reunião, Kevin possuía duas certezas: ganhou um mês de férias e perderia seu trabalho. Passou o resto do dia perplexo pensando no que ia fazer. Olhava as outras pessoas no trabalhando ao seu redor e via a tensão em cada um. Quem seria a bola da vez?
O office boy chegou perto de sua mesa e colocou um envelope sem dizer nada. Olhava para o chão, como quem perdeu algo.
Kevin pegou o envelope e abriu. Eram as passagem da promoção.
#rizoma #conto #predeserto #deserto

Nenhum comentário: