28 de fev. de 2007

Plantas de Poder, você sabe o que elas são, para que servem, quais seus efeito?

Sobre este trabalho: Este texto foi desenvolvido na lista de discussão Terra Mística e objetiva trazer orientação quanto às plantas de poder e seus usos. O material foi compilado a partir de relatos, perguntas, dúvidas e experiências dos membros da lista. Não visa ser um documento rígido que contém verdades, apenas pontos-de-vista e experiências.

Participantes: Jaguar Dourado, Agustin Guzmán, Nelson Neraiel, Raphael Guerreiro Coiote, Tatiana Meurer(Menkaiká), Gelson(Lama), Gilson Júnior, Julio Gonçalves, Guardião do Portal, Regina Lima, Cláudia Mello(Morgana), Edgard Piccino.

O que são as plantas de poder?
Plantas de Poder são um caminho, um entre vários caminhos dentro da medicina tradicional. Alguns chamam-nas de enteógenos, psicoativos ou alucinógenos. Vários povos utilizaram as plantas para diversos fins, para terem visões devido a seus efeitos psicoativos, para conectarem-se com o plano divino e espiritual, para trabalho interior, expansão da consciência, para cura de diversas enfermidades físicas, emocionais e espirituais. Dos siberianos aos celtas, dos astecas, incas, maias, nativos americanos, até os povos indígenas do extremo sul das Américas, o uso de determinadas plantas às quais são atribuídos poderes de cura e conexão já vem de tempos remotos. Nas Américas, as plantas mais utilizadas são a Ayahuasca(também conhecida como Yagé, Caapi, Corda da Morte, Banisteriopsis caapi, entre outros nomes), o cactus Wachuma(cujo nome católico é San Pedro e científico é Trichocereus Pachanoi, ou Peruvianus), o cactus Peyote, a Jurema (no Brasil) e certos tipos de cogumelos.
Como exemplo, temos o uso do Wachuma, cujos registros arqueológicos de seu uso remontam há pelo menos 3000 a.C., na tradição Chavin de Huantar, nos Andes peruanos.
A Ayahuasca é uma planta da selva amazônica, cujos registros arqueológicos também datam de épocas remotas. Esta planta também é utilizada hoje em algumas doutrinas como o Santo Daime. No Equador, na península de Santa Elena, há figuras de cerâmica de 4000 a.C. onde aparecem curandeiros mascando e inalando determinadas plantas.
Algumas plantas de poder são consideradas drogas ilícitas como por exemplo o cogumelo de zebu (Strophalia Cubensis), Trombeta (Datura) e a mal utilizada Maconha (Canabis Sativa). Já o Daime, ou Ayahuasca, não é considerado droga e seu uso é aceito em todo o território nacional(no caso do Brasil), em contexto religioso. Isso varia de país para país.
Outras plantas sagradas das Américas, que não são ordinariamente classificadas como psicoativas, mas que também fazem parte da medicina tradicional ameríndia são a coca, o ipadu(uma espécie de coca brasileira) e o tabaco, sendo este largamente utilizado em rituais em toda a América Nativa.
fonte: Terra Mística - lista de estudos e debates sobre xamanismo e medicina tradicional

Nenhum comentário: